Blog

Será que estou em um relacionamento tóxico?

Será que estou em um relacionamento tóxico?

Será que estou em um relacionamento tóxico?

O primeiro ponto que gostaria de mencionar é que quase todo relacionamento, seja amoroso, familiar, de trabalho, de amizade, tem um nível de toxidade. Não existe pessoa e relacionamento perfeito, sempre pode-se melhorar em alguma parte.


A princípio, pode não ser muito fácil perceber quando se está em um relacionamento disfuncional, por que muitas vezes o abuso pode ser feito com sutileza. Dessa forma, a pessoa que sofre em uma relação, pode se confundir e não conseguir ter clareza do que está acontecendo. Quando o abuso é feito de forma declarada, fica mais de identificar.


vale ressaltar que, as relações abusivas ocorrem no trabalho, entre amigos, familiares, parceiros amorosos, etc.


Trouxe alguns sinais que podem ser observados para ajudá-la (o) a refletir se você está em um relacionamento tóxico ou abusivo. Veja:

1) Há uma enxurrada constante de críticas construtivas sobre você
Críticas constantes podem deixar qualquer pessoa amuada, confusa sobre si mesma (o). Existem críticas que não são construtivas, principalmente quando são constantes. Na verdade, ao contrário disso, pode ser controle.
É preciso ter muito cuidado para não confundir a manipulação e desejo de controle com uma “inofensiva ajuda”.
O comportamento controlador é algo muito comum em relações abusivas/tóxicas. Lembrando que esse e todos os itens que irei mencionar aqui, vale também para analisar como você se relaciona com o outro, ok?

2) Tratamento de silêncio
Em todo relacionamento há brigas. Mas, a técnica do tratamento do silêncio é utilizada pelo abusador para a ignorar emocionalmente o outro com intuito de magoar, punir ou manipular.
Há abusadores emocionais que pode chegar a ignorar a sua presença por horas, dias ou semanas, fazendo com você se sinta mal, invisível e menos importante. Esse fato, pode abalar profundo e emocionalmente qualquer pessoa, pois, o silêncio frio é um gatilho para reforçar sentimentos de vulnerabilidade e medo.
Outra característica desse tratamento é: sempre que há brigas de algo que está te incomodando a pessoa fecha a comunicação com você. E ao invés de te ouvir, te ignora, não responde e até mesmo se retira do local.

Neste caso, ligue o alerta!

3) A pessoa com quem você se relaciona não assume as responsabilidades
Pessoas saudáveis são capazes de entender, assumir e receber feedback dos seus erros.
Uma pessoa tóxica/abusiva fugirá das suas responsabilidades e culpará você pelo feito.

4) Você se esforça muito para manter esta relação
A divisão equilibrada de afeto e tarefas é o que se espera numa relação sadia. É claro que pode ocorrer, em determinados momentos, um desalinho, e isso é comum.
Relação saudável é sinônimo de parceria e não de “escravidão”.
Se você sente que está sempre se esforçando para evitar conflitos a ponto de se anular e que faz todo o trabalho sozinha (o) sobre qualquer assunto que permeie essa relação, é um sinal de um possível desequilíbrio.

5) Você prioriza o outro
Nesta relação você está inteiramente para outro, a ponto de esquecer-se de si mesma. Você sempre fica em segundo plano.
Em um relacionamento tóxico você se negligencia e não cuida de si. Sempre que tenta voltar atenção para si, a pessoa tóxica pede sua ajuda constantemente e demostra uma exagerada carência.

6) Comportamento de competição
Todos temos o comportamento da competição, o que é normal. Neste ponto, você precisa ficar alerta quando a competitividade vira toxidade:
- Quando a pessoa compete por tudo e qualquer detalhe para tentar ser melhor que você;
- Quando ela (e) é incapaz de reconhecer as suas conquistas e bem-feitos;
- Quando você passa a se sentir mal por suas conquistas, por perceber que isso provoca um mal-estar com ela mesma (o).
- Quando a pessoa começa a sabotar seus feitos, de forma sutil ou não.

7) Você não tem apoio e te diminui
Se em vez de te estimular a pessoa te diminui, é um forte indício de que o relacionamento é tóxico / abusivo.
Em um relacionamento saudável as pessoas se apoiam e ficam do lado, motivam e ajudam. você se sentir para baixo, ligue o sinal de alerta!

8) Você se desculpa pelo comportamento disfuncional do outro

Se essa pessoa te trata mal, e em alguns casos, também tratam mal as pessoas do seu ciclo, e você se percebe dando mil desculpas para si e para os outros sobre o comportamento dela (e), precisa ligar o alerta.
Trouxe algumas falas comuns:
- “Ela(o) é emburrada(o) mesma(o)
- “Não liga não. Ela(e) está chateado com outra coisa.”
- “Com certeza deve ter tido um dia ruim no trabalho”.

9) Exaustão emocional
Você sente as suas energias exauridas, como se a relação com essa pessoa lhe roubasse toda a sua energia. Você sente isso de forma física e/ou emocional.
Relações tóxicas realmente podem mexer com todo o seu corpo.

10) Promessas constantes de melhora que nunca acontecem
Com tantos acontecimentos, naqueles momentos em que você se cansa dessa relação e decide abandoná-la(o), ocorrem as promessas de melhoria.
O problema é que por diversas vezes o prometido não ocorre e você se vê em um círculo vicioso.
É muito comum que os pedidos de desculpas venham com presentes. Nesse momento é preciso prestar muita atenção ao significado que está por trás dos presentes e associados aos pedidos de desculpas.



Se esse texto fez sentido e você percebeu que pode estar em uma relação disfuncional ou que você vem tendo comportamentos abusivos em suas relações, busque por ajuda de um psicólogo.
Na terapia é possível trabalhar os pontos de melhoria ou ajudar a colocar um fim em uma relação abusiva / tóxica.

 

Comentários