A Busca pela Perfeição
Encontramos na literatura diversas interpretações para a palavra perfeccionismo:
O perfeccionismo pode ser positivo em algumas situações, principalmente em uma sociedade onde a excelência e a produtividade são posturas extremamente valorizadas. Mas, o impacto disto tudo para indivíduo que vive na busca incessante pela perfeição, pode trazer consequências altamente adoecedoras.
Os altos padrões de exigência pode gerar ansiedade, estresse e até mesmo depressão.
Os pesquisadores têm buscado compreender qual a relação do perfeccionismo com patologias mentais, como: distúrbios alimentares, depressão, ansiedade, comportamentos obsessivos compulsivos e até comportamentos suicidas. Alguns estudos apontam a tendência do perfeccionismo à genética, traço da personalidade e/ou contexto social e nos acontecimentos ao longo do crescimento.
As pessoas que sofrem por serem perfeccionistas podem buscar ajuda da psicoterapia para que possam aceitar as imperfeições e as impossibilidades da vida, assim como compreender que possuem padrões muito exigentes.
Se você se identificou com este texto e tem prejuízos significativos em sua vida decorrentes desse processo, procure ajuda psicológica especializada.
Cuide de você, cuide da sua saúde mental.