O que são os transtornos alimentares?
Os Transtornos Alimentares são caracterizados por problemas no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo (devido à inadequada redução da alimentação), à obesidade (devido à ingestão de grandes quantidades de comida) ou outros problemas físicos.
Os principais tipos de Transtorno Alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Ambos têm particularidades em comum, como: intensa preocupação como o peso e grande temor de engordar, percepção alterada da forma/tamanho corporal (peso, largura, forma física).
A etiologia dos Transtornos Alimentares está associada aos fatores biológicos, psicológicos e familiares e, especialmente, aos aspectos socioculturais.
Os aspectos biológicos estão ligados ao neurotransmissor chamado serotonina, pois ele pode afetar o apetite, assim como o humor e o controle dos impulsos no indivíduo. Algumas pesquisas buscam entender como o sistema nervoso passa informações para o corpo sobre a saciedade e a forma.
Interessante notar que o aumento da ocorrência dos Transtornos Alimentares nas mulheres está relacionado às mudanças nos padrões de beleza e às exigências sociais. Dessa forma, percebemos atualmente uma cultura do emagrecimento, na qual para obter êxito e aceitação social, o indivíduo deve estar dentro deste padrão estético proposto e de certa forma imposto pela sociedade.
A pressão cultural por manter-se magro relacionada à presença de uma baixa auto-estima, tornam as pessoas mais propensas a desenvolver um quadro de Anorexia ou Bulimia. Este fato é evidenciado através da prevalência maior entre mulheres jovens de países ocidentais, principalmente as que pertencem às camadas sociais mais privilegiadas.
Mas os transtornos alimentares vão desde a quantidade de alimentos ingeridos, que pode ser para mais ou menos) às alterações da qualidade dos alimentos consumidos.
Um comportamento alimentar é considerado um transtorno quando causa prejuízo significativo à capacidade de desempenhar funções na escola ou no trabalho, à saúde física e/ou quando afeta negativamente as relações interpessoais.
Se você se identificou com este texto e tem prejuízos significativos em sua vida decorrentes desse processo, procure ajuda psicológica especializada.
Cuide de você, cuide da sua saúde mental.
Clique aqui para saber como funciona a psicoterapia.