Como ajudar alguém com depressão?
É comum que as pessoas tenham dúvidas de como ajudar alguém diagnosticado com depressão. Dúvidas de como se portar, falar e até mesmo de como ouvir e acolher alguém com o problema, pode não ser fácil para muitas pessoas.
O sentimento de impotência pode afligir familiares de pessoas diagnosticadas com a doença, pois não sabem por onde começar oferecendo esse apoio emocional e até mesmo a hora de buscar ajuda de um profissional.
Vale lembrar que o apoio de amigos e familiares é um ponto extremamente importante para promover a melhora de quem tem o problema. Quando não há apoio, indivíduo com depressão pode ter ainda mais dificuldade para passar por esse momento.
É natural que o primeiro impulso de quem vai tentar oferecer ajuda é de tentar fazer com que aquela pessoa não se sinta mais triste, mas isso não é tão simples de ser resolvido.
Então, reconhecer a tristeza e validar esse sentimento demonstrando que ele é percebido como relevante, são formas positivas de mostrar que ela não está só. Por exemplo:
- Expresse que ela está sendo vista e cuidada;
- Diga que percebe a sua tristeza e pergunte se há algo que você possa fazer por ela;
- Pergunte se é possível apenas ficar do seu lado;
- Pergunte se ela gostaria de conversar com alguém;
- Veja se é possível conversar sobre a doença: sintomas, causas, tratamentos do quadro depressivo, entre outros;
- Se já estiver em tratamento, busque entender o tratamento, saber quanto tempo o remédio demora para agir (se for o caso), efeitos colaterais da medicação, entre outros;
- Verifique se ela aceita praticar alguma atividade física com você, caso lhe seja possível.
Da mesma forma que é importante falarmos sobre como e o que pode ser feito para ajudar, também é importante falarmos sobre o que não deve ser feito e dito para quem está atravessando pelo problema.
Existem falas que podem provocar efeito de retração, reclusão, sentimento de culpa e até mesmo estranhamento. A escuta sem julgamento é bem importante, pois não é incomum que a pessoa com depressão se culpe frequentemente. Mesmo que não concordemos com algo, o ideal é não colocar a própria opinião e julgamento, e nem mesmo tentar solucionar o problema da pessoa naquele instante.
Trouxe algumas falas que exemplificam opiniões e julgamentos comuns e devem ser evitados:
- Isso vai passar logo, logo, você vai ver!
- Não quero te ver assim, vou te levar para sair e você vai se alegrar.
- Você precisa se esforçar mais.
- Se você assim, vai melhorar.
- Meu primo teve depressão e melhorou fazendo isso aqui.
A real disponibilidade do apoio, deve estar clara na escuta de quem quer ajudar, ou seja, faça conexão real com a pessoa.
Essas são abordagens assertivas para ajudar pessoas com depressão. Mas lembre-se sempre que o fundamental é acolher e buscar ajuda profissional. E caso necessário, levar essa ajuda até à pessoa.
Quando que a Terapia Cognitivo-Comportamental é Indicada?