Rotina antidepressiva
A rotina antidepressiva é um importante conjunto de ações e atitudes para as pessoas com um quadro depressivo em curso ou instalado, assim como para aquelas que já tiveram depressão em algum momento da sua vida.
Para manter, adquirir ou resgatar a saúde mental, cada um de nós precisa estabelecer uma rotina de cuidados com um estilo de vida mais saudável e prazeroso.
É claro que uma pessoa que possui depressão moderada ou profunda, certamente precisará de acompanhamento não só psicológico, como psiquiátrico para possível uso de medicação no auxílio do processo de cura. As formas mais graves de depressão podem ser incapacitantes a ponto de a pessoa não conseguir iniciar atividades básicas. Então, enquanto eles fazem efeito na mente e no organismo, é preciso ter o esforço para diminuir os impactos dos sintomas e ir, gradualmente, retomando a sua vida cotidiana.
Para estabelecer a rotina antidepressiva, deve-se começar devagar, engajando-se em atividades que sejam mais simples e agradáveis, que possam trazer alguma satisfação diária.
As pequenas atividades em um primeiro momento podem não parecer eficazes no combate à depressão, mas elas são, na verdade, um poderoso remédio no longo prazo. Combater a depressão não é um rápido processo que surgem os resultados da noite para o dia, mas também é preciso dizer que é possível de ser enfrentada e controlada.
Veja abaixo o que pode ser feito diariamente para ajudar a combater a depressão:
- Movimente o corpo: atividades físicas e saúde mental andam de mãos dadas. Encontre alguma que você se identifique mais ou que gostava de fazer e parou, vale qualquer atividade que movimente o seu corpo. Estabeleça um tempo inicial possível para você e a cada dia se force a fazê-la um pouco mais.
- Alimente-se bem: adote hábitos saudáveis sem alimentos processados, embutidos, fritos, gordurosos, sem fumo, sem excesso de álcool. Atualmente, sabemos que o intestino tem influência sobre nossas emoções, nosso sono, nosso comportamento e até transtornos mentais. É o órgão responsável por comandar a liberação muitos neurotransmissores, como a dopamina (relacionada ao prazer e à motivação) e a serotonina (que ajuda a regular humor, sono, apetite).
- Faça higiene do sono: quando for dormir crie uma rotina ao se deitar, não acesse telas, crie um momento de relaxamento, evite alimentos e bebidas estimulantes.
- Mantenha boas relações: busque se relacionar com pessoas que te fazem bem, que sejam positivas. Fuja das relações tóxicas, nas quais você percebe que não é aceito (a) e/ou que é constantemente criticado (a). Ninguém é obrigado a manter relações com pessoas abusivas.
- Viva no aqui e agora: você pode e deve se basear nas suas experiências passadas, mas é importante que viva o tempo presente. As experiências passadas nos constituem, mas pensar demasiadamente no passado pode gerar ou aumentar depressão. Proponha-se a realizar as tarefas planejadas para cada dia. É importante adequar as expectativas ao que realmente é possível fazer.
- Dedique um tempo só para você: saia para passear em algum lugar que gosta, ouça música, tenha um hobby, veja filmes, vá ao salão de beleza, faça cursos, converse mais com você mesma, visite ou ligue para alguém que não vê há muito tempo, etc.
- Faça acompanhamento psicológico: o psicólogo poderá ajudá-la (o) a ampliar o campo de percepção, observar seus pensamentos, crenças e comportamentos.
- Seja mais gentil consigo mesma (o): não se cobre tanto. Observe como está o seu diálogo interno, a qualidade dos pensamentos sobre si mesma (o). E, por último, respeite seus próprios limites. Aprenda a dizer não quando não quer algo. Você pode dizer não gentilmente, sem precisar se exaltar.
Espero que este texto tenha sido útil para você!
Ajude a divulgá-lo para um amigo (a) ou familiar, ele pode ajudar alguém.