Transtorno do Estresse Pós-Traumático
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser definido por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Após um evento traumático, a ansiedade pode persistir trazendo consequências ruins à vida da pessoa.
Geralmente, após um evento traumático a ansiedade da pessoa diminui durante o primeiro mês sem maiores consequências. Porém, em alguns casos, os sintomas desse evento podem persistir ou reaparecem após algum tempo, levando ao estado denominado como Estresse Pós-Traumático.
O TEPT pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro ocorre devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros.
Quando a pessoa se recorda do fato, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.
Há três grupos de sintomas mais comuns nos casos de Estresse pós-traumático:
Importante salientar, que as pessoas reagem individualmente e não são todas que desenvolverão o trastorno de estresse pós-traumático, algumas são mais vulneráveis e predispostas.
O número de quadros de transtorno do estresse pós-traumático tem aumentado nas últimas décadas.
Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), os critérios necessários para fazer o diagnóstico são baseados em critérios sintomatológicos.
Se você se identificou com este texto e tem prejuízos significativos em sua vida decorrentes desse processo, procure ajuda psicológica especializada.
Cuide de você, cuide da sua saúde mental.