Blog

Transtorno do Estresse Pós-Traumático

Transtorno do Estresse Pós-Traumático

Transtorno do Estresse Pós-Traumático

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser definido por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Após um evento traumático, a ansiedade pode persistir trazendo consequências ruins à vida da pessoa.

 

Geralmente, após um evento traumático a ansiedade da pessoa diminui durante o primeiro mês sem maiores consequências. Porém, em alguns casos, os sintomas desse evento podem persistir ou reaparecem após algum tempo, levando ao estado denominado como Estresse Pós-Traumático. 

 

O TEPT pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro ocorre devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. 

 

Quando a pessoa se recorda do fato, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

Há três grupos de sintomas mais comuns nos casos de Estresse pós-traumático:

  • Reexperiência traumática: pesadelos e lembranças espontâneas, involuntárias e recorrentes (flashbacks) do evento traumático- revivescência;
  • Hiperexcitação ou hipoexcitação psíquica: reações de fuga exagerados, episódios de pânico (coração acelerado, transpiração, calor, medo de morrer...), distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância (estado de alerta);
  • Esquiva e distanciamento emocional: afastar-se de qualquer estímulo que possa desencadear o ciclo das lembranças traumáticas, como situações, contatos ou atividades que possam se ligar às lembranças traumáticas. Diminuição do interesse afetivo por atividades, pessoas, que anteriormente eram prazerosas, diminuição de afetividade.

 

Importante salientar, que as pessoas reagem individualmente e não são todas que desenvolverão o trastorno de estresse pós-traumático, algumas são mais vulneráveis e predispostas.

O número de quadros de transtorno do estresse pós-traumático tem aumentado nas últimas décadas.

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), os critérios necessários para fazer o diagnóstico são baseados em critérios sintomatológicos.

 

Se você se identificou com este texto e tem prejuízos significativos em sua vida decorrentes desse processo, procure ajuda psicológica especializada.

 

Cuide de você, cuide da sua saúde mental.

Comentários