Blog

Controle da Ansiedade X Hábitos

Controle da Ansiedade X Hábitos

Controle da Ansiedade X Hábitos

Você tem sentido ansiedade?

Algumas mudanças de hábito simples podem ajudar você a atravessar esse momento de maneira mais leve. Confira: 

 

CRIE UMA ROTINA 

Ter rotina é importante para driblar a ansiedade durante um período de maior agitação e dificuldade. Por isso, determine horários para acordar, realizar atividades físicas, trabalhar, se alimentar e descansar.

 

PRIORIZE O QUE É REALMENTE IMPORTANTE

Sabe aquelas tarefas que realmente vão fazer diferença no seu dia? Priorize-as. Coloque-as no papel e coloque-as em ordem de urgência para executá-las. Conecte emocionalmente com cada tarefa. Faça uma por vez sem se cobrar demais, com foco em cada uma. Lembre-se também de fazer pequenas pausas de 5 a 10 minutos a cada duas horas de trabalho ou de qualquer atividade intensa do dia a dia. Esse é o momento de pensar em você e de respirar 

 

DIMINUA A AUTOCOBRANÇA 

Repense sobre a sua rotina. Que tal aproveitar para diminuir a autocobrança?

Sempre é bom se lembrar que ninguém consegue dar conta de tudo o tempo todo. Aceite que casa não vai estar completamente organizada sempre, nem o trabalho completamente entregue e nem você estará sempre bem. Tem dias que vamos produzir mais, outros menos. Questione-se, o que de pior pode acontecer se as coisas estiverem assim? O que isso acarreta? E se as coisas são assim e eu aceita-las, o que de melhor poderá ocorrer?

 

EXERCITE A GRATIDÃO

Para exercitar a positividade e valorizar as coisas boas do seu dia, reserve um caderno ou mesmo no celular, anote tudo aquilo que você é grata por ter em sua vida.

 

CUIDE DE VOCÊ E DA SUA ALIMENTAÇÃO 

Você precisa sempre sinalizar para o seu cérebro que você está vivo, ativo, portanto, produtivo.  Busque cuidar do corpo, dos cabelos, das unhas, fazer a sua maquiagem —  se você gosta —, fazer a barba, usar perfume como estava acostumado.

Esse comportamento também considera a alimentação. É preciso ingerir alimentos saudáveis, ricos em frutas, verduras e fibras. O alimento deve ter qualidade, por que ele é nosso combustível. A alimentação inadequada não somente pode engordar e ajudar a desenvolver problemas de saúde, como pode prejudicar a saúde mental: a memória e a capacidade de decisão. 

 

FAÇA EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO

A respiração pode ajudar a acalmar, sendo uma grande aliada no combate à ansiedade, ao estresse e aos problemas para dormir. 

Pare por 10 minutos no seu dia e observe como está a sua respiração:

— Ponha uma de suas mãos no peito e respire. Perceba como a sua mão se move ao respira.

— Agora, ponha a mesma mão na altura do estômago e respire profundamente (contando até 3), tentando inflar esta área, o local do diafragma. Perceba o quanto a sua mão se movimenta. 

— Prenda o ar expirado por 3 segundos;

— Solte devagar, contando até 4 segundos ou mais, forçando o último ar a sair.

— Repita 10x essa prática de respiração.

 

PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Elas são responsáveis por diminuir a ansiedade, depressão e o estresse, além de melhorar a qualidade do sono e a concentração.

Busque alguma atividade que você gosta ou que teve sempre curiosidade. Tente! O seu corpo precisa de movimento para manter-se saudável.

 

CONSUMA INFORMAÇÕES DE FORMA EQUILIBRADA

Estar informado é importante, mas o excesso de informações não fazem bem ao seu cérebro, pois elas aumentam os níveis de ansiedade e sentimento de desesperança. Por isso é necessário filtrar a quantidade e qualidade de informações.

Determine um horário do dia para abrir os sites de notícias, as redes sociais e para assistir aos noticiários.

 

SAIA DE CASA PARA VER O DIA

O período de isolamento social reconfigurou o nosso jeito de trabalhar e de se conectar com as pessoas. Desse modo, ligações, mensagens e videochamadas podem amenizar a distância e estreitar laços. Ou, se sente confortável, encontros ao ar livre, de máscara e com distanciamento indicado podem ser feitos com segurança. 

Troque experiências, cante, dance com eles e não deixe de demonstrar afeto para sua rede de relações. 

Saia de casa para ver o movimento, caminhe observando o que há no trajeto, projete seus pensamentos para o aqui e agora. Respire. Sinta seu corpo.

 

SE É PAI OU MÃE, INCLUA AS CRIANÇAS 

Nas horas vagas, aproveite para dar uma volta andando, próximo à casa, fazer uma receita juntos, contemplar as flores e árvores, criar uma brincadeira, desenhar, contar histórias, criar personagens... Além de ajudar na saúde mental, esses momentos proporcionam muito aprendizado.

Se você se identificou com este texto e tem prejuízos significativos em sua vida decorrentes desse processo, procure ajuda psicológica especializada.

 

Cuide de você, cuide da sua saúde mental.

 

 

Tire suas dúvidas com a psicóloga pelo WhatsApp

Ou caso precise, marque sua primeira consulta e conheça a terapia

 

Comentários