Ansiedade e estresse
Inicialmente, você precisa saber que a ansiedade e o estresse nascem de meio externo hostil, através de padrões, expectativas, mudanças tecnológicas, globalização, turbilhão de informações, competitividade e comparações, pressão e excesso de trabalho, doença familiar e/ou até mesmo alguns hábitos diários que algumas pessoas podem não conseguir perceber o perigo em que está inserido.
Pessoas que assumem muitos compromissos, centralizando e trazendo para si responsabilidades que são de outras pessoas, são mais suscetíveis às doenças, pois somente a sensação de que é preciso fazer tudo e pensar que pode não dar tempo, eleva a ansiedade e o estresse.
Assim, sem tempo causado pela sobrecarga, não sobra espaço para cuidar de si e mesmo para refletir e expressar as suas emoções. Emoções não canalizadas de forma adequada, transformam-se em doenças, é o que chamamos de somatização.
A frustração por não conseguirem lidar com tanta exigência e sobrecarga, geram transtornos de ansiedade e o estresse, impactando diretamente na saúde mental de milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pode parecer controverso para alguns, mas ao contrário do que se pensa, a ansiedade e estresse não são totalmente vilões. Pelo contrário, ambos são reações/sentimento normais e necessários para a sobrevivência de qualquer pessoa. Não é possível não sentir ansiedade ou passar a vida sem sentir estresse.
Nesse sentido, precisamos destacar os excessos da vida cotidiana como os possíveis vilões, uma vez que estes geram o aumento da ansiedade e do estresse de forma mais frequente, duradoura e intensa. Quando eles ultrapassam o limite do que é considerado saudável, geram doenças mentais e depreciam a nossa qualidade de vida.
A questão é que as pessoas têm dificuldade de perceber a linha divisória entre o que é saudável e em que momento o desequilíbrio físico e emocional se instala. Nesse sentido, a psicoterapia é muito importante, pois trabalha no indivíduo a consciência de onde moram os seus limites e de que forma podem ser impostos.
Portanto, é preciso estar atento às reações que o organismo sinaliza: alterações do sono, irritação, cansaços físicos e mentais, perda da libido, dores no corpo (cabeça, estomago, muscular) e até mesmo alterações hormonais. Nosso corpo é um “sistema” todo integrado com a mente, pensamentos e emoções.
Mas o que é Ansiedade e estresse? Quais as diferenças entre uma e outra?
A ansiedade é um sentimento comum e presente na vida de todas as pessoas. Quando estamos diante de algo ameaçador ou desafiador entramos em estado de alerta que nos prepara para realizar uma ação.
Também podemos falar que ela um mecanismo de proteção e sobrevivência do corpo para lidar com situações de perigo, ou seja, de algo que poderia nos ser prejudicial. Os mecanismos de defesa ligados a ansiedade é a luta, fuga/esquiva.
Esse sistema de alerta aciona um estado de medo, apreensão ou receio que afeta o corpo física e mentalmente gerando desconforto, agonia e aflição na maioria das vezes.
Quando ela é sentida além do seu nível basal, ou seja, em níveis extremos, prejudica nossa saúde mental e pode se caracterizar no que chamamos de transtorno de ansiedade.
Já o estresse, que também funciona como uma defesa do organismo frente a uma situação de tensão externa ou interna, nos prepara para enfrentar situações difíceis. Ele atua nos fazendo ir à procura de uma solução para lidar com momentos de pressão.
O esforço excessivo realizado para tentar sair de um momento de pressão causa o estresse. O organismo, em resposta, sofre alterações e libera uma série de reações químicas e, consequentemente, fisiológicas.
Assim sendo, a ansiedade e o estresse tem relação um com o outro: pessoas ansiosas podem sentir-se mais estressadas e as pessoas estressadas geralmente são mais ansiosas. Os sintomas abaixo descritos, podem aparecer em ambos os casos:
Como mencionado acima, a terapia é uma ótima ferramenta para quem não sabe mais o que fazer para resolver o problema. Os psicólogos ajudam o paciente identificar as origens, causas do problema e fornecem ferramentas para o paciente ter uma vida mais produtiva, leve e saudável.