Blog

A Obsessão e Compulsão do TOC

A Obsessão e Compulsão do TOC

A Obsessão e Compulsão do TOC

Sintomas de compulsão

Compulsões são comportamentos repetitivos que o paciente se sente compelido a executar para controlar, prevenir ou reduzir a ansiedade causada pelas obsessões, ou, ainda, para impedir que algo terrível aconteça.

O cumprimento dos rituais característicos do TOC não trazem prazer para a pessoa, conseguindo reduzir a ansiedade apenas temporariamente. Enquanto a pessoa passa a reconhecer que a realização de rituais é desnecessária para a redução do desconforto.

Os sintomas de TOC geralmente começam gradualmente e oscilam em intensidade e gravidade durante toda a vida do paciente — dependendo, também, da aderência do paciente ao tratamento e da realização de um tratamento que inclua não somente medicamentos, mas também psicoterapia individual.

Os picos geralmente acontecem quando a pessoa está vivenciando um período de estresse intenso, mas também podem oscilar aleatoriamente sem haver desencadeantes claros.

 

Sintomas de obsessão

Uma obsessão, no transtorno obsessivo-compulsivo, consiste em uma série de imagens, pensamentos e ideias que vêm à cabeça da pessoa insistente e repetidamente, sem ela poder controlar.

Geralmente, a obsessão vem seguida da compulsão, que nada mais é do que uma forma de se livrar da própria ansiedade por rituais e comportamentos repetidos e irracionais.

No entanto, a obsessão em uma pessoa com TOC também pode manifestar-se isoladamente. Os casos obsessivos mais comuns na doença são:

  • Obsessão por limpeza, que são, geralmente, resultado de um medo irracional de contaminação ou sujeira;
  • Fixação por uma organização rígida, que segue obrigatoriamente uma determinada ordem e simetria;
  • Pensamentos agressivos, de autoagressão ou outros pensamentos de carga negativa.
  • Pensamentos indesejados, incluindo de temas sexuais ou religiosos;
  • Sintomas de compulsão.

 

Alguns pacientes conseguem compreender que suas obsessões e compulsões são irracionais, mas nem sempre é o caso, e nem sempre isso estimula o paciente a procurar ajuda, pois em geralmente o paciente se sente envergonhado e esconde seus sintomas. Já as crianças têm dificuldade em reconhecer o que está errado.

Os sintomas relacionados ao TOC não são simples preocupações com organização, limpeza ou ordem. Muitas pessoas tendem a confundir práticas comuns e cotidianas, como levantar sempre do lado direito da cama, manter a casa limpa e os copos dispostos sempre numa mesma ordem com sinais e sintomas típicos do transtorno obsessivo-compulsivo. Isso é um engano.

Pessoas com TOC desenvolvem essas características de forma muito mais intensa e irracional. Tem interferência negativa na qualidade de vida, como, por exemplo, diminuindo seu desempenho no trabalho, não conseguindo cumprir de regras e horários de convenções sociais, evitando interação social.

 

Cuide-se.

Comentários