Blog

Brasileiros no Exterior

Brasileiros no Exterior

Brasileiros no Exterior

Morar fora do seu país de origem nem sempre é algo fácil e geralmente essa mudança causa desconfortos emocionais, marcados por uma mistura de sentimentos e questionamentos que, às vezes, parecem contraditórios.


As pessoas que estão vivendo longe de casa podem sentir-se felizes por esta conquista, e ao mesmo tempo, tristes pela distância. Esse misto de sentimentos pode ocorrer por diversas razões subjetivas.


Na prática clínica é observado que os principais impactos emocionais causados por esta grande mudança são:

  • Falta de suporte emocional que muitas vezes são encontrados no laço familiar ou amizades que se tinha antes;
  • Desconfortos em relação ao clima do local;
  • Discriminação estrangeira, que são apontadas pela diferença cultural;
  • Dificuldades em estabelecer amizades / interação social;
  • Comida: ausência da culinária Brasileira;
  • A forma como as relações se dá no trabalho;
  • Dificuldade na resolução de questões práticas (problemas com a casa alugada, por exemplo).


Pelas questões apontadas acima, pode surgir um quadro de insegurança e falta de amparo para quem escolhe viver fora do seu país de origem.
Quando as coisas se tornam difíceis, pode ser preciso buscar ajuda psicológica para lidar com o sofrimento.

O atendimento psicoterápico é realizado de forma Online com psicóloga brasileira e em meios de comunicação como: Whatsapp, Meet ou Skype, por exemplo.

A consulta psicológica online, mediada por computador ou celular, é permitida por lei no Brasil desde 2012. Por isso, você pode buscar por apoio e orientação nesse tipo de serviço com segurança, tranquilidade e sigilo.


Muitos brasileiros que vivem no exterior já utilizam dessa modalidade de atendimento. Se você estiver passando por problemas na vida pessoal, quadro de adaptação cultural ou insegurança com o futuro, o atendimento psicológico é recomendado para você.

Se você se identificou com este texto e tem prejuízos significativos em sua vida decorrentes desse processo, procure ajuda psicológica especializada.

Cuide de você, cuide da sua saúde mental. A ajuda psicológica no seu idioma nativo pode ser mais adequada por entendimento linguístico e facilidade de compreensão de temas familiares da língua. 

Comentários